Teka Bustamante
Arteterapeuta, Pedagoga, bacharel em Marketing, Pós-Graduada em Gestão da Cultura e Sócia-Diretora da empresa Incentiva Assessoria e Gestão Cultural, com 30 anos de atuação em projetos culturais. Autora e gestora do projeto “Guia Cuca – Eventos Culturais” – livro, portal e página no Facebook – realizado entre 2008 e 2014.
Atualmente, como Arteterapeuta, atende idosos e Envelhescentes, ministra o curso “Cuidadores Criativos”, é Monitora e Professora no Espaço Terapêutico Lígia Diniz e escritora nos tempos vagos. Criadora da proposta e dinâmica deste site que ela mesma desenvolveu com base no wordpress, sendo editora e responsável pelo conteúdo produzido e divulgado.
Meu nome mesmo é Maria Teresa, mas a Maria brigou com a Teresa por causa da maneira como meus pais me chamavam sempre quando “vinha uma bronca”. Quando estava tudo bem era Teka pra lá, Teka pra cá. Em família, sempre fui chamada pelo apelido e após trabalhar com um irmão que, na empresa, se referia a mim sempre como Teka e os outros ficavam sem saber quem era “Teka”, acabei assumindo profissionalmente este nome e adoooro!
Desde adolescente sempre quis trabalhar com crianças na fase de alfabetização. Por isso, me formei em Pedagogia. Acabei não gostando da experiência em escolas. Trabalhei durante 30 anos no mercado Cultural, passando por todas as áreas de atuação: produção executiva, coordenação, elaboração e administração de projetos, empresária, enfim… Cansei!
No meio do caminho fiz Marketing e Pós em Gestão da Cultura. Ainda montei um micro negócio de bombons caseiros, os quais eu fazia os recheios, embalava, e tinha um enorme prazer. No entanto, para dar certo, eu teria que tirar o avental e virar empresária do ramo de alimentação. Empresária eu já era, não queria tirar o avental. Então, acabei não fazendo nenhuma das duas coisas! Fechei o micro negócio e em paralelo à atividade de empresária na área cultural, criei o Guia Cuca – Eventos Culturais, livro, site e página de FB, o qual administrei entre 2008 e 2014. Infelizmente, tive que encerrar as atividades em 2014 por falta de recursos e incentivos. Em 2014 iniciei minha formação em Arteterapia, com Lígia Diniz.
Minha grande escola foram meus pais que, com seus exemplos, erros e acertos, me deixaram meus principais valores: Fé, garra, determinação, honestidade! Nos últimos anos de suas vidas, me ensinaram a ter paciência, a conhecer o tempo de Kairós, a olhar para toda a trajetória de vida e respeitar essa jornada! E, por causa desta oportunidade e (considero) privilégio de tê-los cuidado, estou neste trabalho que hoje realizo; foi com eles que aprendi a entender um pouco melhor “que lugar é esse em que os idosos se encontram”!
Hoje, sou Monitora e Professora no Espaço Terapêutico Lígia Diniz, além de fazer atendimentos individuais e de grupo com idosos e Envelhescentes, e ministrar o curso “Cuidadores Criativos”, idealizado e criado por mim.
Sempre me virei, trabalhei, tive 3 filhos, fiz artesanatos, bombons, pintei roupas… e escrevia! Tenho vários escritos, entre poesias/letras de músicas, histórias infantis e desabafos. Ah! Fiz teatro antes de casar, amava! Talvez não à toa, trabalhei tantos anos com Cultura e hoje encontro na Arteterapia toda minha realização, pessoal e profissional!
Tenho três filhos homens, três noras lindas, dois netos e uma neta gostosíssimos, uma “anjinha” e uma bebê a caminho! Maravilhosos eles e maravilhoso ser vovó!
Arteterapeuta, Pedagoga, Formada em Marketing e Pós Graduada em Gestão da Cultura
e-mail: tekabustamante@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/TekaArteterapia
Instagram: Teka
Bustamante Arteterapia
FORMAÇÃO
– Arteterapia – Formação (2015/2018)
Espaço Terapêutico Lígia Diniz
Vinculada à UBAAT – União Brasileira de Associações de Arteterapia
– Arteterapia – Pós Graduação (2014/2015) – Não concluído
Pomar Clínica de Arteterapia – RJ
– Bacharel em Marketing – 2005/2010
Universidade Estácio de Sá – RJ
– Pós Graduação em Gestão da Cultura – 2001/2002
Curso Gestão da Cultura com Didática do Ensino Superior
Universidade Estácio de Sá – RJ
– Pedagogia com especialização em Orientação Educacional – 1992/1993
Universidade Federal Fluminense – RJ
– Pedagogia com especialização em Supervisão e Administração Escolar – 1990/1992
Instituto Isabel – RJ
– Formação de Professores – 1991/1992
Centro Educacional de Niterói RJ
– 1º e 2º Graus
Colégio São Vicente de Paulo – RJ
Colégio Sion – RJ
ATIVIDADES PROFISSIONAIS
ARTETERAPEUTA
– Atendimento Individual a idosos em domicílio e individual no Espaço Terapêutico Lígia Diniz – Out 2017 / Até hoje
– Atendimento em Grupo a “Envelhescentes” no Espaço Terapêutico Ligia Diniz – Início Out 2019
– Coordenadora da equipe de Estagiárias do Curso de Formação em Arteterapia do Espaço Terapêutico Lígia Diniz, para atendimento a grupo de idosos na Casa de Idosos Dignus – Botafogo/RJ – Dez 2018/Mar 2019 (Fim do período de estágio)
– Monitora do Curso de Formação em Arteterapia Espaço Terapêutico Lígia Diniz – Botafogo/RJ – Abr 2019/Mar 2022
– Supervisora substituta do grupo de Estágio com idosos, do Curso de Formação em Arteterapia do Espaço Terapêutico Lígia Diniz
– Diretora Administrativa da Associação de Arteterapia do Rio de Janeiro – AARJ (2018/2020)
– Arteterapeuta Voluntária para atendimento a grupo de idosos na Casa de Idosos Dignus – Botafogo/RJ – Mai/Ago 2018
– Estagiária de Arteterapia do Curso de Formação em Arteterapia Lígia Diniz, atendimento a grupo de idosos na Casa de Idosos Dignus – Botafogo/RJ – Abr 2017 a Abr/2018
EMPRESÁRIA E PRODUTORA CULTURAL
– Sócia Diretora da Incentiva Gestão e Cultura – 1996/Até a presente data
Empresa especializada em Gestão de Incentivos, Assessoria e Consultoria na Elaboração, Captação e Administração de projetos com enquadramento nas Leis de Incentivo Federal, Estaduais e Municipais.
– Idealizadora, Editora e Coordenadora do Projeto “Guia Cuca – Cultura e Curiosidades Culturais” (www.guiacuca.com.br), lançado em 2010 e relançado em agosto de 2014; e do Livro “Guia Cuca – Eventos Culturais”, lançado em 2012; (www.facebook.com.br/guiacucaagenda);
– Atuação como Produtora Cultural em diversos projetos na área.
OFICINAS, CURSOS, CONGRESSOS, SEMINÁRIOS E OUTROS
– Realização da Oficina “EnvelheSer: “Como lidar com este Ser que envelhece” em 2019: Casa das Palmeiras/RJ, MAI; Consultório particular, JUN; e Espaço Terapêutico Lígia Diniz, JUL.
– Realização da Oficina “Personas e Máscaras” no espço Terapêutico Lígia Diniz, durante Semana de Arteterapia da AARJ – Set/2019
– Participante da atividade “Vamos Criançar” do projeto “Arteterapia no Parque” representando o curso de Formação em Arteterapia Lígia Diniz – Museu da República – Set/2019
– Curso “Introdução de Materiais para práticas terapêuticas”, com Flávia Hargreaves Atelie Locus – Jul/2018
– Participante da atividade “Colorindo a vida” do projeto “Arteterapia no Parque” representando o curso de Formação em Arteterapia Lígia Diniz – Museu da República – Mai/2019
– Curso Introdutório de SoulColage com Lígia Diniz – Ago/2018
– Participação em Congressos de Arteterapia
– Curso Cuidadora de Idosos – Cruz Vermelha Rio – 2015
– Empretec – Curso de Empreendedorismo Sebrae RJ – 2014
– Professora da disciplina “Como montar sua empresa de eventos” no Curso de Produção Cultural do Senac – 2006 e 2007
– Idealizadora e Coordenadora do Seminário “Painel da Cultura Brasileira” – 2002 – Universidade Estácio de Sá
– Coordenadora e Mediadora do Fórum de Produção e Marketing Cultural – Senac – Jun/2001
– Participação ativa no processo de Reformulação do Curso de Pedagogia – 1993 – UFF – Universidade Federal Fluminense
– Monitora da Disciplina Orientação Educacional – 1993 – Curso de Pedagogia – Universidade Federal Fluminense
– Monitora das Disciplinas Psicologia do Desenvolvimento I e II – 1992 – Curso de Pedagogia – Universidade Federal Fluminense
COMÉRCIO, ARTESANATO E OUTROS – Atividades paralelas
– Bomboteca – 2004/2008 – Confecção e comércio de bombons artesanais e afins – Chalé Shopping – Rio de Janeiro
– Atuação como Atriz no espetáculo “Hilda Furacão” de Roberto Drumond – BH, Mai a Jul 1998
– Chal’Arte – 1995/1997 – Comércio próprio de artesanato, camisetas infantis pintadas à mão, bombons artesanais e afins.
– Expositora na “FENART – Feira de Artesanato de Miguel Pereira”/RJ – entre 1990 e 1996
– Pintura em Moldes (tecido e outros) – 1990/1992 – Produção para o projeto “Produzir” – Sebrae RJ
– Filha e Mãe , e Avó há 8 anos!
“O ENVELHECIMENTO E A ARTETERAPIA – Recursos da Arteterapia para um cuidar afeto-criativo de idosos”
Clique para ler o Artigo – O Envelhecimento e a Arteterapia, de sua autoria
Liza Leão
Nasci em Paudalho, cidade no interior pernambucano, mas logo fui passar toda a minha infância em Maceió, a Terra do Sol. Até que em 1998, meus pais colocaram quase toda a mudança em uma Parati vinho e resolveram reconstruir a vida no Rio de Janeiro, onde poderiam ter um contato mais próximo com seus familiares. Não estranhe se ouvir meu sotaque, pois é uma misturinha do pernambuquês de pai e da mineirice da minha mãe, além desses 22 anos de Cidade Maravilhosa.
Minha trajetória acadêmica e profissional começou em 2007, quando iniciei em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Em 2012, encontrei meu primeiro estágio (“de verdade”, como gosto de mencionar) folheando as vagas de “estágio e empregos” nos classificados do jornal “O Globo. Ali tinha uma vaga específica para área cultural, algo que sempre apreciei. Dias depois, conheci a Teka e seu projeto inovador “Guia Cuca – Cultura e Curiosidades”, onde logo iniciamos nosso contato profissional e fiz grandes passos como produtora editorial. Foram dois anos intensos, repletos de descobertas e aprendizado, onde a cultura brasileira ainda vivia seus últimos momentos de glória, com diversos eventos espalhados pelos quatro cantos do país. Durante esse período, flertei com o Marketing e me joguei como freelancer em conteúdo digital para sites e blogs. E desde então não parei mais.
Em 2019, Teka me propôs retomarmos nossa parceria como freelancer em redes sociais para seus novos projetos de inclusão da Arteterapia para o público envelhescente e idosos. E é claro que topei! A cada dia aprendo mais esse universo fascinante, repleto de muita vivência, despertar, descobertas e amadurecimento, onde a arte se integra de forma singular auxiliando na regeneração progressiva da saúde emocional e mental.