Aqui você encontra um conteúdo interessante sobre escritas, publicações e autores consagrados da nossa literatura.
A palavra círio vem do termo em latim “cereus” que significa vela grande, tocha. A procissão de Nazaré era inicialmente feita à noite, o que tornava necessário o uso de vejas e tochas, daí o nome Círio de Nazaré. Em 1854 passou a ser realizada à luz do dia e hoje reúne cerca de 2,3 milhões de pessoas debaixo de um sol intenso. É considerada a maior procissão católica do mundo.
Ambos são referência para a criação dos dias da poesia! O 14 de março foi escolhido como Dia Nacional da Poesia em homenagem ao “poeta dos escravos” Castro Alves, nascido nesta data em 1847. Conhecido por refletir em seus poemas a luta pelo fim da escravidão, o poeta de “Navio Negreiro” é motivo para fazer a poesia ganhar um dia só dela no Brasil. Mas se você perder esse dia, não se preocupe, o Dia Mundial da Poesia chega sete dias depois, em 21 de março. Foi instituído pela Unesco por ser o primeiro dia da primavera no Hemisfério Norte, referência à antiga tradição que liga a poesia à estação mais colorida do ano. Nos séculos XI e XII, em Provença, na França, os poetas seguiam uma convenção de situar suas poesias amorosas sempre na primavera: o “tempo da flor”.
Não, é CabOré, mesmo. O nome foi dado por nativos da região de Tefé a uma índia, que foi uma grande guerreira e se destacava pela beleza e bravura. Tem um simbolismo ligado à sorte e à fortuna. Diz a lenda que Caboré morreu e transformou-se em uma linda castanheira.