Imagem gentilmente cedida por J.C. - Leitura no jardim Ago/2019
Estar bem é essencial!
Atender a quem está desconfortável ou com alguma dificuldade de enfrentar uma situação difícil e ajudar a superar é um prazer!
Entender a situação, avaliar as formas de lidar com os desafios e encontrar os caminhos possíveis para melhor convivência com a realidade do envelhecimento é um processo lindo de autoconhecimento. Contribuir para a caminhada do ser que envelhece nesta jornada faz parte do meu trabalho.
Com a Arteterapia e seus recursos este processo fica ainda mais incrível, criativo e poderoso!
Serviços
Meu trabalho, hoje, advém da experiência que adquiri nos últimos anos, lidando com idosos (acima de +/- 78 anos) e com envelhescentes (entre 60 e 78 anos).
O processo de envelhecimento é uma questão muito presente no mundo contemporâneo e requer que nos debrucemos sobre os desafios inerentes a ele para que desenvolvamos o entendimento e melhores condições de vivenciá-lo.
O atendimento individual permite um acompanhamento mais interpessoal, direcionando o trabalho para questões individualizadas e pontuais, utilizando-se de materiais e técnicas arteterapêuticas.
Idosos, geralmente, com mais de 78 anos preferem manter-se no conforto de sua residência, amparados e protegidos dos perigos e riscos advindos da locomoção pública. Além disso, em sua maioria, são pessoas que apresentam mais limitações ou desconfortos físicos que, portanto, merecem ser respeitados e acolhidos em seus desejos e necessidades. Tomo o cuidado de falar em termos gerais pois há uma grande quantidade de pessoas nessa faixa etária que não se encontram com limitações desta natureza.
O atendimento domiciliar proporciona este acolhimento e oferece, da mesma forma que o atendimento individual, os recursos e materiais arteterapêuticos, disponibilizados a cada sessão e adaptados às condições de cada cliente/domicílio.
Atendê-los com arte, em seu conforto e segurança, é meu principal objetivo!
.
O grupo terapêutico tem a proposta de abordar questões sobre o tema “Envelhecimento”.
Geralmente, direcionado para o público entre 60 a 80 anos, em média (sendo estes apenas parâmetros), o grupo compartilha vivências, sentimentos, dificuldades e superações em relação ao natural, inevitável e coletivo envelhecimento diário. Trocamos, ainda, assuntos gerais sobre família, trabalho/ocupações, questões sociais, culturais, políticas, entretenimentos, entre outros.
Não há temas pré-estabelecidos, porém a cada encontro uma proposta plástica é apresentada ao grupo que tem liberdade de realizar ou não.
O grupo “Envelhescentes” reúne-se às terças feiras, das 18 às 19:30h