Modelagem e Tecelagem

A tecelagem, assim como a modelagem, são artes milenares e cheias de mistérios e tradições.  Quer saber mais? 

Quilt é uma técnica de acolchoamento muito antiga, que unia tecidos recheados para confeccionar roupas e mantas para aquecer do frio. O Patchwork, técnica também milenar, une pedaços de tecidos combinando cores e aplicando formas. Ambas, hoje, são muito próximas, praticamente coexistindo no trabalho feito com retalhos.

Kilt é o tradicional saiote usado por homens escoceses, guerreiros ou batedores, lá pelo século XV. Feito de lã, da cintura até o joelho, transpassado na frente. O grande astro do cinema Mel Gibson o usou em “Coração Valente”.

Pêssankas – Arte de origem ucraniana que consiste em pinturas feitas à mão, bem coloridas e com traços característicos, em ovos que são oferecidos por ocasião da Páscoa.

Perohê – Originário da Polônia, é uma espécie de pastel com massa cozida, com recheios de batata, repolho, ricota ou carne, servidos com molhos variados.

Há algumas versões, porém nenhuma é confirmada. Diz-se que tem origem no trabalho dos escravos. Antigamente, as telhas de barro eram moldadas nas coxas dos escravos, portanto, tinham tamanhos e formatos diferentes. Daí nasceu a expressão “fazer nas coxas”, quando diz-se de coisas que são feitas de qualquer jeito ou mal feitas, pois não atendem a um padrão ou qualidade. Porém, há quem diga, também, que tem uma conotação sexual dos tempos antigos, quando não era bem visto mulheres que engravidavam sem estar casadas e não se podia concluir uma relação; da onde esta era “feita nas coxas”!